Mais camisas, menos bermudas

por Fabio Zanin[1]

Nos últimos 22 anos venho aumentando meu número de camisas, já os colarinhos são mais flexíveis, eles aumentam e diminuem (de 3 para 4 de 4 para 3). “Seu Jurandir” meu fiel escudeiro se desdobra nos ajustes dos meus desajustes. É o tal do efeito sanfona. Em contra partida meu numero de bermudas vem diminuindo e meus únicos três pares de tênis comprados há quatro anos estão com as solas intactas. Mas encontrei o Santo Gel Cola.

Há 22 anos os meus “rolês” são de reuniões de negócios. Já passei das 3 reuniões diárias, fora os “conference call” no trânsito. Aproveitei e amolei meu cortador de unha.

Vendedor desde criança (fora os 22 anos) vou abordar, com o recorte claramente no mercado de Tecnologia da Informação, como se trabalha o Processo de Venda no querido amigo B2B.

As histórias de como se inicia um bom relacionamento gerando negócios. Aliás, como seria interessante e produtivo se todos os vendedores, gerente de negócios, executivos de contas e consultores de soluções tivessem a capacidade de escutar seus prospects/clientes, entendendo suas necessidades e expectativas, enfim seus desafios.

Claro que o objetivo não é criar polêmica, mas você, meu querido gestor de T.I. às vezes não se pergunta, por que eu não consigo alguém que realmente entenda minha problemática e me traga soluções eficientes para a sua resolução? Ou você meu amigo, companheiro de vendas, já parou para ouvir seu cliente hoje?

É isso, vamos falar não só do processo de vendas, mas desta arte que é negociação, como nossos possíveis e atuais clientes esperam que nos posicionemos perante a eles e suas corporações, trazendo relacionamentos duradouros e de bons negócios para ambos.
Opa está tocando aqui, vai começar minha reunião.

Um Abraço e Bons Negócios!


[1] Sócio fundador da Virtù Tecnológica. Graduado em Marketing e Vendas, pós-graduado em Gestão de Negócios e pós-graduando em MBA Gestão Empresarial pela BSP – Business School SP

About virtutecnologica

O entendimento e o atendimento das necessidades e expectativas de nossos clientes é o nosso ponto focal. Monitoramos e pesquisamos constantemente o cenário da Tecnologia da Informação e o contexto social, a fim de traçar as tendências das necessidades das corporações. O resultado deste trabalho é trazer aos nossos clientes soluções estratégicas e eficientes que atendam ao pleno desenvolvimento de seus negócios. Buscamos relacionamentos comerciais duradouros, pois acreditamos que a empresa que mais tempo se mantém viva é a que tem como princípio sua contínua superação ou “a empresa que aprende”. Nossos colaboradores colocam suas almas no trabalho, onde o respeito mútuo se faz verdadeiramente presente, em nosso ambiente profissional, impera o espírito de comunidade e a integridade dos nossos funcionários. Nossa leitura é que quanto mais pessoas de bom caráter fizerem parte do nosso corpo de colaboradores, mais sucesso teremos e maior será nossa possibilidade de integrar o grupo das empresas vivas. Os indivíduos com Virtù são definidos fundamentalmente pelo conjunto de suas qualidades ético-morais que viabilizam o controle estratégico de seus objetivos. Fazem isto numa combinação de prudência, caráter, força e cálculo.

Deixe um comentário

