O valor de uma empresa: Como faço para calcular quanto vale minha parte na sociedade da empresa?

Por Luis Lobrigatti, consultor financeiro do Sebrae-SP

Em linhas gerais, o valor de uma empresa é calculado levando-se em consideração a situação patrimonial e o potencial para gerar lucro.

A situação patrimonial da empresa é o resultado do valor de tudo o que a empresa possui, deduzido tudo o que ela deve. O que a empresa possui é a soma dos saldos em caixa ou bancos, contas a receber, estoques, e valores atuais de imóveis, mobiliários, máquinas e equipamentos, veículos e outros bens. Para saber o que a empresa deve, é preciso considerar todas as dívidas, independentemente do prazo de vencimento – saldos a pagar a fornecedores, a instituições financeiras, governos e funcionários (incluindo o valor atual do passivo trabalhista). A diferença desses valores será situação patrimonial líquida da empresa.

O preço da empresa também leva em consideração o valor do nome/marca, o tempo de mercado, a carteira de clientes e o ponto. O potencial de geração de lucro líquido é uma forma de encontrar o valor para esses fatores. É calculado a partir da projeção de vendas, dos custos e despesas dos próximos períodos, considerando crescimento, estabilização ou retração de mercado. Por tratar-se de projeção, precisa ser ajustado para um valor correspondente no momento da negociação.

A situação patrimonial líquida somada ao valor ajustado dos lucros futuros gera uma referência de valor de uma empresa. Para complementar a análise do valor, vale a pena, ainda, conferir no mercado o valor de empresas similares, do mesmo segmento e com porte e tradição parecidos com a sua.

Anúncios

About virtutecnologica

O entendimento e o atendimento das necessidades e expectativas de nossos clientes é o nosso ponto focal. Monitoramos e pesquisamos constantemente o cenário da Tecnologia da Informação e o contexto social, a fim de traçar as tendências das necessidades das corporações. O resultado deste trabalho é trazer aos nossos clientes soluções estratégicas e eficientes que atendam ao pleno desenvolvimento de seus negócios. Buscamos relacionamentos comerciais duradouros, pois acreditamos que a empresa que mais tempo se mantém viva é a que tem como princípio sua contínua superação ou “a empresa que aprende”. Nossos colaboradores colocam suas almas no trabalho, onde o respeito mútuo se faz verdadeiramente presente, em nosso ambiente profissional, impera o espírito de comunidade e a integridade dos nossos funcionários. Nossa leitura é que quanto mais pessoas de bom caráter fizerem parte do nosso corpo de colaboradores, mais sucesso teremos e maior será nossa possibilidade de integrar o grupo das empresas vivas. Os indivíduos com Virtù são definidos fundamentalmente pelo conjunto de suas qualidades ético-morais que viabilizam o controle estratégico de seus objetivos. Fazem isto numa combinação de prudência, caráter, força e cálculo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: