Relatório anual da Symantec sobre ameaças à segurança na Internet revela 81% de aumento nos ataques maliciosos

Fonte: Symantec

O ISTR também revela que Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México estão entre os países com as ameaças de maior risco na América Latina

A Symantec anunciou os resultados do seu Relatório sobre Ameaças à Segurança na Internet, Volume 17. O Estudo mostra que, apesar de o número de vulnerabilidades ter caído 20%, o número de ataques maliciosos subiu rapidamente 81%.

Além disso, o relatório destaca que ataques direcionados avançados estão se espalhando por organizações de todos os tamanhos e entre vários tipos de profissionais; que as violações de dados estão aumentando e que os invasores estão se concentrando em ameaças para dispositivos móveis.

Relatório sobre Ameaças à Segurança na Internet – Vol. 17

O Relatório sobre Ameaças à Segurança na Internet, Volume 17 é uma das fontes mais completas de dados sobre ameaças na Internet do mundo. O ISTR da Symantec provê uma descrição e análise das atividades de ameaças na Web em nível global ao longo de um ano. A seguir apresentamos as principais descobertas do Volume 17, que cobre o período de Janeiro a Dezembro de 2011.

Ataques Maliciosos Continuam Crescendo Rapidamente
A Symantec bloqueou mais de 5,5 milhões ataques maliciosos em 2011, um aumento de 81 por cento em relação ao ano anterior. Além disso, o número de variantes de malware exclusivo aumentou para 403 milhões e o número de ataques Web bloqueados por dia cresceu 36 por cento.

Ataques Direcionados Avançados se Espalham por Organizações de Todos os Tamanhos
Os ataques direcionados estão aumentando, com o volume diário crescendo de 77 para 82, de acordo com números do final de 2011. São utilizados engenharia social e malware personalizado para ter acesso não autorizado a informações confidenciais. Esses ataques avançados concentravam-se tradicionalmente no setor público e governos. No entanto, em 2011 o alvo dos ataques se diversificou e já não se limita a organizações de grande porte.

Aumento de Violações de Dados e Dispositivos Perdidos Preocupam
Aproximadamente 1,1 milhão de identidades foram roubadas em média devido à violação de dados em 2011, um aumento dramático em relação à quantidade vista em qualquer outro ano. Atividades de hackers foram a maior ameaça, expondo 187 milhões de identidades em 2011 – o maior número para qualquer tipo de violação no ano passado.

Ameaças Móveis Expõem Empresas e Consumidores
As vulnerabilidades móveis cresceram 93 por cento em 2011. Ao mesmo tempo, houve um aumento de ameaças cujo alvo foi o sistema operacional Android. Com o número de vulnerabilidades no ambiente móvel crescendo e os autores de malware não apenas reinventando malware existentes para dispositivos móveis, mas criando malware específicos para dispositivos móveis que exploram oportunidades exclusivas desse ambiente, 2011 foi o primeiro ano que em que o malware móvel representou uma ameaça tangível para empresas e consumidores. Essas ameaças são desenvolvidas para atividades como coleta de dados, envio de conteúdo e monitoramento de usuários.

Anúncios

About virtutecnologica

O entendimento e o atendimento das necessidades e expectativas de nossos clientes é o nosso ponto focal. Monitoramos e pesquisamos constantemente o cenário da Tecnologia da Informação e o contexto social, a fim de traçar as tendências das necessidades das corporações. O resultado deste trabalho é trazer aos nossos clientes soluções estratégicas e eficientes que atendam ao pleno desenvolvimento de seus negócios. Buscamos relacionamentos comerciais duradouros, pois acreditamos que a empresa que mais tempo se mantém viva é a que tem como princípio sua contínua superação ou “a empresa que aprende”. Nossos colaboradores colocam suas almas no trabalho, onde o respeito mútuo se faz verdadeiramente presente, em nosso ambiente profissional, impera o espírito de comunidade e a integridade dos nossos funcionários. Nossa leitura é que quanto mais pessoas de bom caráter fizerem parte do nosso corpo de colaboradores, mais sucesso teremos e maior será nossa possibilidade de integrar o grupo das empresas vivas. Os indivíduos com Virtù são definidos fundamentalmente pelo conjunto de suas qualidades ético-morais que viabilizam o controle estratégico de seus objetivos. Fazem isto numa combinação de prudência, caráter, força e cálculo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: